terça-feira, 22 de novembro de 2016

A importância de um logotipo para o marketing

O logotipo é a assinatura da sua empresa, ele é quem traduz visualmente a personalidade da sua marca e faz o seu público se identificar. Ter um logo ajuda a melhorar a percepção que as pessoas e o próprio mercado têm da sua empresa, destacando-a perante os concorrentes.

O consumidor ao observar rapidamente uma gôndola de supermercado analisa primeiramente, quando não conhece a marca, a aparência do produto, isso envolve embalagem, logotipo, e o produto em si, se o mesmo estiver a mostra.

Até leigos em marketing percebem quando um logotipo é feito com cuidado de outro que não recebeu a mesma atenção. Nesse momento fica fácil asssociar esse cuidado com o logotipo e embalagem ao cuidado que ele terá com seus produtos ou serviços.

Outro bom motivo para investir em um logotipo tem a ver com a diferenciação que ele pode ter para com a concorrência. Tenha em mente que ao criar um bom logo, que traduza o espírito do seu negócio e do seu produto, pode fazer com que ele seja melhor avaliado perante os outros presentes.
13 milissegundos: esse é o tempo que seu cérebro leva para interpretar algum tipo de imagem, de acordo com alguns estudos. Estima-se que nós nos lembremos de fotos, gravuras e desenhos até 30% mais do que nos lembramos de algo que só tenhamos ouvido falar ou lido. Por isso, apostar em um logo marcante também é essencial para que o público faça uma associação mais rápida com o produto.

Se você é dono de uma startup e sonha em encontrar aquele investimento, saiba que ter um bom logotipo pode ser bem útil até mesmo para encontrar esse capital. E o motivo é simples: quando uma empresa apresenta, além de números, um pacote de marketing completo — com uma sólida identidade visual —, fica mais fácil atrair a atenção de investidores que buscam apostar naqueles negócios que pareçam ser mais consistentes.

Mais quais são os ingredientes que colocamos na preparação de um logotipo nota 10?
O designer Jacob Cass publicou um artigo em 2009 que lista 6 atributos indispensáveis:
Simples
Memorável
Atemporal
Versátil
Adequado

Por que um logotipo simples é mais marcante?

Logos com muitos detalhes tendem a ser esquecidos facilmente. Pense no seu logo como se fosse um mapa: é difícil memorizar o mapa de uma cidade inteira, mas memorizar as ruas em volta de um ponto específico é mais fácil.

Um logo simples também é reconhecido quando você está dirigindo e vê um outdoor rapidamente, quando está andando pelo supermercado e vê o produto na prateleira entre centenas de outros competidores, quando um carro ou caminhão com o logo passa rapidamente por você, etc.
Além disto tudo, o logo simples ainda tem a vantagem de ser mais fácil de memorizar do que um número de telefone ou endereço de e-mail.















Como saber se um logotipo é memorável?
Um teste para saber se o seu logo é memorável, é mostrar a algum amigo. Mostre por 5 segundos. Algumas horas mais tarde, peça para o amigo descrever o logo (ou até rascunhar). Se chegar perto o suficiente, perfeito. Caso detalhes essenciais sejam esquecidos, está na hora de voltar ao início do desenvolvimento.











Logotipos não seguem tendências?
O logo eficaz deve ser atemporal – ou seja, ele deve durar muito tempo. O logo ainda será eficaz em 10, 20 ou 50 anos?

Deixe que a indústria da moda se preocupe com tendências, pois elas vêm em vão. No design de logos, longevidade é a solução. Afinal de contas, você não muda o seu nome a cada 5 anos, por que uma empresa iria mudar a cara dela frequentemente?

Um bom exemplo disto é o logo da Coca Cola que, comparado com a Pepsi, mudou pouco do seu logo desde que foi criado.





















E o que é um logotipo versátil?
Um bom logo deve ser aplicável a uma variedade de meios e deve ser funcional. É por isto que é sempre recomendado que o logo seja criado em formato vetorizado (ou seja, nada de Photoshop!), permitindo que seja redimensionado a qualuqer tamanho.

Pra testar se o seu logo é versátil, basta perguntar se o seu logo pode, sem perder a legibilidade, ser:
impresso em uma cor
impresso em algo do tamanho de um selo postal
impresso em um outdoor gigantesco
impresso em cores invertidas (ex: branco em fundo preto)

Muitos designers recomendam criar um logo apenas em preto e branco primeiro. Assim, você pode se focar no conceito e na forma. Outra coisa que você deve se lembrar é que, quanto mais cores em um logo, mais caro será para a empresa imprimir ela.







O logotipo da minha empresa é adequado?
O logo precisa ser sempre adequado ao propósito dele. Ou seja, se você está criando algo para uma loja de crianças, seria adequado usar uma fonte infantil e cores mais alegres. Este mesmo esquema já não seria apropriado para um escritório de advocacia.

Vale lembrar que o logo não precisa ter o que a empresa faz. Uma montadora de carros não precisa ter um carro no logo, vendedora de computadores não precisa ter um computador. Um logo serve apenas como identificação. Veja por exemplo os 50 logos mais populares do mundo – 94% não descrevem o que a empresa faz.

E agora, o logotipo da sua empresa é realmente eficaz?
Deixe um comentário.

Por: Equipe Ribnet
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Bibliografia
WEODOSLOGOS. < http://blog.wedologos.com.br/logo-logotipo-ou-logomarca/ > Acesso em 22 de novembro de 2016.

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